Finanças Atualizado em 21/09/2023
Linha de créditos para MEI: um fôlego a mais para o seu negócio
A linha de crédito para MEI é uma ótima opção para os empreendedores que precisam de recursos financeiros para expandir seus negócios; entenda.

Nem sempre é possível expandir um empreendimento sem a ajuda financeira de terceiros. Por isso, uma linha de crédito para MEI é tão importante para impulsionar a empresa e mantê-la funcionando.
Para que isso seja possível, o MEI precisa comprovar que consegue pagar as parcelas do financiamento ou empréstimo, devendo apresentar extratos de movimentação bancária ou declaração de imposto de renda de pessoa física. Além disso, será necessário informar o motivo da solicitação de crédito, como pagamento de colaboradores ou compra de maquinário, por exemplo.
Também é importante saber as diferenças entre financiamento e empréstimo, uma vez que as duas modalidades possuem características e finalidades diferentes. Enquanto o empréstimo é um montante de dinheiro concedido ao empreendedor para ser devolvido em um determinado prazo, com juros e outras taxas, sem a necessidade de justificativa de uso; o financiamento é usado como um suporte financeiro para ajudar o MEI em uma finalidade específica, como a compra de equipamentos, por exemplo. Portanto, é necessário comprovar o motivo do pedido de financiamento, devendo passar por uma avaliação mais rigorosa.
Os principais tipos de linha de crédito para MEI
Antes de buscar ajuda financeira, o microempreendedor individual deve saber que existem várias opções de linhas de crédito disponíveis para ele. Entre as principais, podemos destacar:
Microcrédito
É comum enfrentar dificuldades para garantir um crédito em algumas instituições financeiras, sabia? Nesse caso, o microcrédito é uma excelente opção, porque é uma modalidade de linha de crédito que disponibiliza um empréstimo de baixo valor.
Outra vantagem deste tipo de financiamento são as taxas de juros mais acessíveis do que as do mercado convencional, além da isenção de IOF e a facilidade de aprovação, tornando-o muito mais atrativo para o MEI que está iniciando a sua jornada.
Antecipação de recebíveis
É provável que você não saiba, mas é possível antecipar o recebimento de valores que serão pagos por seus clientes em datas futuras, como em compras realizadas a prazo.
Para o MEI que precisa de dinheiro para manter o fluxo de caixa, mas ainda não tem capital de giro, essa pode ser uma excelente opção, já que o pagamento antecipado ajuda a manter a estabilidade das finanças da empresa.
Para os clientes SafraPay, é possível escolher antecipar os recebíveis de forma eventual – pontual, ou seja, momentânea – e automática, que é contínua e se repete por um determinado período através dos planos de recebimento “na hora” ou em “1 dia” (simule as condições no site). A modalidade pode ser solicitada no momento da contratação no site, no App SafraPay Digital ou Safra Empresas e na central de atendimento da SafraPay.
Tenha uma conta completa
Faça a gestão das vendas feitas na sua maquininha, venda por Link de Pagamento, emita boletos de cobrança e transfira ou receba por Pix.
Financiamento coletivo
O financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding ou “vaquinha”, no Brasil, é uma maneira de arrecadar recursos financeiros por meio da colaboração de um grande número de pessoas interessadas em apoiar um projeto ou empreendimento.
Nos últimos anos, essa prática ganhou mais espaço no país, somente em 2020, mais de R$ 1 bilhão foram arrecadados em campanhas de financiamento coletivo, de acordo com a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Essa pode ser uma boa estratégia para os MEIs que estão começando e precisam de capital para viabilizar seus negócios ou, até mesmo, aqueles que buscam ajuda financeira para pagar dívidas.
Por que pedir uma linha de crédito para MEI?
Independente da modalidade de crédito, sempre haverá vantagens e desvantagens a serem consideradas pelo microempreendedor individual antes dele tomar uma decisão. Entre os prós, podemos destacar:
Obter recurso financeiro
Com financiamento ou empréstimo, o MEI pode conquistar o dinheiro necessário para investir no crescimento do negócio ou no pagamento de despesas.
Maior possibilidade de investimento
Os recursos financeiros vindos de um empréstimo ou financiamento podem abrir portas para um MEI, permitindo que ele invista na expansão e melhoria do seu negócio, seja comprando maquinário, aumentando o estoque ou adquirindo matéria-prima.
Possibilidade de melhorar o crédito
Pagando suas dívidas e garantindo a saúde financeira da empresa com a ajuda de um financiamento ou empréstimo, o MEI pode melhorar sua pontuação de crédito e, consequentemente, aumentar suas chances de obter novos empréstimos ou financiamentos no futuro.
Em contrapartida, também é necessário lidar com as taxas, juros e outros custos, sendo os principais pontos negativos de solicitar uma linha de crédito.
Normalmente, os empréstimos têm taxas de juros maiores, em comparação ao financiamento. Por isso, pode ser uma opção melhor para os MEIs.
É válido estudar as possibilidades e fazer comparativos para entender o que é melhor, mas tenha em mente que as taxas e juros são inevitáveis e podem comprometer o fluxo de caixa da empresa.
Em que momento o MEI deve solicitar a ajuda financeira?
Antes de solicitar um empréstimo ou financiamento, o MEI deve analisar a sua situação financeira e do mercado em que atua. Algumas questões que precisam ser consideradas, como:
Qual é o objetivo do financiamento?
Pergunte-se se a ajuda financeira é realmente necessária e como ela irá beneficiar a empresa.
É possível pagar?
Certifique-se de que você consegue arcar com as suas obrigações financeiras ao solicitar um empréstimo ou financiamento. Além disso, é importante fazer uma projeção do fluxo de caixa e considerar possíveis variações na receita.
Qual é a saúde financeira do negócio?
Avalie a saúde financeira da sua empresa para garantir que a solicitação de crédito não comprometerá a saúde financeira do seu negócio.
Depois de responder a todos esses questionamentos, você saberá se é realmente viável e necessário o pedido de ajuda financeira ao que o seu negócio progrida. Com planejamento e responsabilidade, o crédito pode ser um aliado na conquista do sucesso empresarial.