Gestão e Negócios Atualizado em 27/02/2024
8 métricas de negócios que você precisa conhecer para ter sucesso
Existem diversas métricas de negócio, e cada uma delas pode ser mais ou menos relevante, dependendo do objetivo da empresa.
São muitos os fatores necessários para garantir o sucesso de uma empresa. Saber mensurar e acompanhar constantemente algumas métricas de negócio, com certeza, faz parte deste leque. E é por isso que vamos mostrar para você as principais e tudo o que precisa saber sobre elas.
A análise dessas métricas faz com que o caminho a ser seguido se torne ainda mais claro e assertivo. Esse tipo de ação vai dizer muito sobre a evolução do seu negócio como um todo.
Já foi possível pontuar a importância das métricas de negócios até aqui, e listamos 8 delas nesse artigo. Leia para saber tudo sobre elas e como mensurá-las.
Qual a diferença entre métricas de negócio e indicadores
Podem até parecer sinônimos, porém não são e é necessário entendermos a diferença entre métricas de negócio e indicadores.
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Métricas de negócios: São dados quantitativos, normalmente acompanhados pelos líderes de uma empresa, que mostram se as estratégias adotadas estão de fato surtindo efeito positivo.
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Indicadores: Os indicadores, mais conhecidos como KPIs, podem ser enquadrados como uma ferramenta de gestão que mede e avalia a performance de um determinado negócio.
Agora que sabemos diferenciar esses termos, focaremos nas 8 métricas de negócios que irão contribuir para o bom funcionamento da sua empresa.
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Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
O CAC é uma métrica que indica quanto será necessário a empresa investir para adquirir um novo cliente. Aqui temos envolvido todo trabalho das equipes envolvidas em todo o funil de vendas, principalmente marketing e vendas.
Para que o cálculo do CAC seja mais preciso, é muito importante que você tenha um conhecimento bem afiado do processo de venda da sua empresa.
Para fazer o cálculo da CAC nos baseamos nesta fórmula:
Investimento / número de clientes adquiridos = CAC
Sendo assim, vamos supor que o seu investimento mensal para a captação de novos clientes foi de R$ 20.000,00 e foram adquiridos 100 clientes, teremos o seguinte cálculo:
20.000 / 100 = 200
Ou seja, temos um CAC de R$ 200,00.
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Lifetime Value (LTV)
O Lifetime Value, em português, valor do ciclo de vida do cliente, representa a receita média que um cliente ativo irá gerar na sua vida como cliente daquela empresa.
É muito importante também sabermos como interpretar o LTV. A ideia é que ele seja sempre maior do que o CAC e é preciso entender que o CAC é sustentado pelo LTV, ou seja, é necessário existir uma folga entre eles.
Para calcular o LTV de uma empresa devemos utilizar a seguinte fórmula:
Ticket médio x tempo de retenção do cliente = LTV
Vamos aplicar essa fórmula na prática. Supondo que o ticket médio de um determinado cliente é de R$ 1.000,00 e o tempo de retenção é de 12 meses, teremos o seguinte cálculo:
1.000 x 12 = 12.000
Ou seja, nesse exemplo o LTV é de 12.000.
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Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI é uma métrica utilizada para identificar o resultado financeiro de um investimento que foi realizado. Ou seja, quanto a empresa está faturando sobre o investimento feito.
Por meio do ROI, é possível ter uma visão de quais investimentos são indicados para aquele momento e também para deixar claro quais precisam ser repensados.
Existe também uma fórmula para fazer o cálculo de ROI que é:
(Receita - custo) / Investimento = ROI
Portanto, se uma empresa tem uma receita de R$ 10.000,00 e um custo de R$ 4.000,00, basta colocarmos na fórmula para sabermos o ROI:
(10.000,00 - 4.000) / 4.000 = 1,5
Como o ROI é visto em porcentagem, vamos multiplicar esse valor por 100
Ou seja, 1,5 x 100 = 150%
Sendo assim, o ROI do exemplo citado é de 150%.
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Churn rate
Embora essa seja uma métrica que dê calafrios em muitos líderes, o acompanhamento correto é essencial para insights dentro da empresa.
O Churn rate ou a taxa de Churn é a métrica que mostra o índice de cancelamento, ou seja, o percentual de perda de cliente e/ou receita da empresa em um determinado período.
Inclusive, a taxa de cancelamento está ligada também à satisfação do cliente em relação à marca, produto ou serviço oferecido pela empresa.
Para calcular a taxa de Churn temos a seguinte fórmula:
(Número de cancelamentos / número de clientes ativos) x 100 = Churn
Se uma empresa, dentro de um mês, sofreu com o cancelamento de 25 clientes e possui 250 ativos, temos a seguinte fórmula:
(25/250) x 100 = 10%
Ou seja, a taxa de churn desse período específico é de 10%.
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Ticket médio
Essa é uma das métricas mais famosas dentro dos negócios, afinal é ela que aponta a média de preço do seu produto ou serviço.
Analisando o ticket médio, é possível gerar insights que podem potencializar ainda mais as vendas de uma empresa. Por meio dele, você pode direcionar a sua marca para um público com o poder aquisitivo referente àquilo que está vendendo.
A fórmula para calcular o ticket médio é:
Faturamento de um período específico / número de vendas = Ticket médio
Se uma empresa faturou R$ 30.000,00 em um mês com 30 vendas:
30.000 / 30 = 1.000
Portanto, o ticket médio da empresa é de R$ 1.000,00.
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Net Promoter Score (NPS)
O cliente é um dos pilares mais importantes para qualquer negócio. A métrica de NPS faz com que você consiga entender o grau de satisfação do seu cliente com a sua marca.
Disparando uma pergunta objetivo e direta para os seus clientes, é possível saber se o seu serviço ou produto está sendo bem visto pelo seus clientes. É a partir disso que você saberá se está no caminho certo ou há algo que precisa ser repensado e mudado.
Os clientes são classificados como detratores (insatisfeitos), neutros e promotores (satisfeitos).
A fórmula para calcular o NPS é:
% dos clientes promotores - % dos clientes detratores
Vamos supor que uma empresa tenha disparado uma pesquisa NPS e teve 200 respostas, sendo 80 promotores, 50 detratores e 70 neutros. Ou seja:
0,8 - 0,5 = 0,3
Aqui temos um NPS de nota 30.
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Receita recorrente mensal (MRR)
O MRR é uma métrica de grande importância, pois fala muito sobre o faturamento de uma empresa. Nesse caso, como o nome mesmo diz, estamos falando sobre o faturamento mensal de um determinado negócio.
Essa métrica é muito comum em empresas que trabalham com assinaturas ou planos mensais.
Existem algumas formas de calcular a receita recorrente mensal, que podem envolver outras métricas, mas a maneira mais simples é:
Valor mensal do plano x quantidade de clientes = MRR
Se uma empresa que trabalha dessa forma possui um plano padrão de R$ 200,00 por mês e conta com 1.000 clientes:
200 x 1.000 = 200.000
Essa empresa conta com uma receita recorrente mensal (MRR) de R$ 200.000,00.
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Receita recorrente anual (ARR)
Se é importante acompanhar a métrica da MRR, a receita recorrente anual não fica absolutamente nada atrás.
A diferença do cálculo se dá apenas por ser uma versão anual da receita recorrente mensal, ou seja:
MRR X 12 = ARR
No exemplo dado anteriormente a empresa possui uma MRR de R$ 200.000,00 basta multiplicar este valor por 12 para sabermos a receita recorrente anual:
200.000 x 12 = 2.400.000
Portanto a ARR desta empresa é de R$ 12.400.000,00.
Tendo bem claras essas métricas de negócio e fazendo um acompanhamento constante, além de ter um entendimento muito melhor do seu próprio negócio, a facilidade de gerar insights pensando em crescimento é maior.
Cada tomada de decisão deve ser baseada em dados, somente dessa forma é possível elevar o patamar do seu negócio.