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Marketing

Como a sua empresa pode usar o WhatsApp para aumentar as vendas

Aplicativo favorito entre os brasileiros, o WhatsApp conta com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo.

Jovem sentado e sorrindo enquanto mexe no celular.
Confira as dicas para você vender mais pelo WhatsApp. Crédito: Getty Images

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box no segundo semestre de 2022, 99% dos entrevistados abrem o aplicativo pelo menos uma vez por dia, dentre elas, 80% afirmam se comunicar com empresas por meio desse canal. Além disso, 66% já utilizaram o WhatsApp para realizar uma compra.

Com o sucesso do aplicativo no país e a facilidade de trocar mensagens, o WhatsApp tornou-se um meio valioso para as empresas, não somente para atendimento e marketing, como também para realizar uma venda. Certamente, a marca que está presente no canal pode beneficiar-se de diversas formas, desde que saiba usá-lo e siga alguns cuidados.

Por que usar o WhatsApp nas vendas?

Especialmente para empreendedores individuais e pequenas empresas, o WhatsApp pode ser o principal canal de vendas, uma vez que é uma plataforma gratuita e com grande público, facilitando a comunicação e divulgação de produtos para aqueles que ainda não possuem site ou loja física.

Para as grandes empresas, esse canal também tem um grande valor, podendo ser integrado ao e-commerce e, até mesmo, servir de ferramenta para uma comunicação omnichannel, ou seja, tornando-se mais uma possibilidade de contato com a empresa.

Atualmente, essa plataforma conta com uma versão especial para as empresas, o WhatsApp Business, o qual disponibiliza ainda mais ferramentas úteis para os negócios, como inclusão de informações sobre horário de funcionamento, criação de mensagem automática e espaço para divulgação de catálogo dos produtos ou serviços.

Outros pontos positivos do aplicativo são o aumento de produtividade e estabilidade, já que o setor comercial e de atendimento podem comunicar-se com diversos clientes ao mesmo tempo, intensificando as vendas e resolução de problemas.

Vale ressaltar que esse canal não precisa ser o único usado pela empresa, muito pelo contrário. Ele veio para somar no universo corporativo, oferecendo mais facilidade nos processos e melhorias no relacionamento com o cliente.

7 dicas para vender pelo WhatsApp

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp pode ser positivo para as empresas, é hora de conferir 7 dicas que vão te ajudar a usá-lo em seu negócio.

  1. Use o WhatsApp Business

    Como mencionamos anteriormente, em 2018, surgiu o WhatsApp Business, uma versão idealizada para facilitar o uso do aplicativo pelas empresas. Nele é possível adicionar as principais informações da marca, como localização, horário de funcionamento, e-mail e site. Além disso, é um eficiente canal para resposta rápida dos consumidores, podendo ser usado por mais de um funcionário da empresa.

  2. Divulgue o link do WhatsApp nas redes sociais

    O omnichannel, ou seja, uso de diversos canais na comunicação de uma empresa, é a tendência. Nesse sentido, é importante divulgar o WhatsApp da empresa no site, redes sociais e outros meios usados.

    O Instagram, por exemplo, disponibiliza um espaço exclusivo para a divulgação de links no perfil, uma excelente forma de levar o consumidor ao aplicativo de mensagens.

    Essa integração entre os canais também é um ponto positivo para a experiência do consumidor, um dos fatores mais importantes para conquistá-lo e fidelizá-lo atualmente. Portanto, além de levar o usuário para finalizar a venda pelo WhatsApp, a empresa também consegue melhorar a jornada de compra e satisfação do cliente.

  3. Aprimore o atendimento pelo WhatsApp

    Preparar a equipe para atender pelo WhatsApp é essencial para a empresa usar a plataforma com eficiência. Caso contrário, o canal torna-se mais um meio lento e de difícil comunicação.

    A agilidade é uma das principais expectativas do cliente quando ele entra em contato pelo aplicativo. Por isso, o time de atendimento ao consumidor deve estar pronto para tirar dúvidas, finalizar as vendas e resolver problemas.

    Novamente, todas essas ações fazem grande diferença na experiência do consumidor e são determinantes para que ele volte a fazer negócio com a marca.

  4. Envie descontos e novidades

    Difícil encontrar um cliente que não goste de acompanhar os descontos e novidades das marcas de que consome, não é mesmo? O WhatsApp é um excelente meio de divulgação de ofertas, campanhas, reposição de peças, novidades e, até mesmo, envio de mensagem de recuperação de carrinho.

    Conteúdos curtos e com chamada para a ação já são o suficiente para atingir um consumidor que estava em dúvida sobre a compra ou desejava um pequeno desconto para finalizá-la. Por isso, vale a pena criar um cronograma mensal de mensagens a serem disparadas pelo WhatsApp.

  5. Crie mensagens automáticas

    É muito provável que você já tenha recebido uma mensagem automática no WhatsApp após entrar em contato com uma marca. Normalmente, são conteúdos básicos, como: “Olá, agradecemos o contato. Assim que possível, responderemos a sua mensagem”.

    Com isso, o cliente sente que recebeu um retorno da empresa e não foi ignorado. Isso também facilita que a marca visualize as novas mensagens e saiba diferenciá-las das conversas que já estavam em andamento e precisam ser finalizadas.

  6. Envie links de pagamento

    Praticidade e agilidade, tudo o que o cliente quer na hora de finalizar uma compra, certo? Então, porque não enviar o link de pagamento pelo WhatsApp, evitando que o consumidor tenha que ir para outra plataforma para adquirir o produto ou serviço desejado.

    O aplicativo SafraPay oferece a possibilidade de gerar links de pagamento que podem ser compartilhados pelos clientes via WhatsApp, sem a necessidade de possuir uma máquina de cartão ou pagar taxas adicionais para concluir a transação.

    Muitas compras são realizadas por impulso, por isso o cliente não pode ter tempo para se questionar sobre a sua decisão. Quanto mais simples for o processo de realizar o pagamento, menor será a chance de desistência. Além disso, para os negócios que não possuem um e-commerce, essa é a melhor forma de fechar uma venda.

  7. Analise as métricas do canal

    O WhatsApp Business fornece diversas métricas para a empresa usuária, a partir delas, é possível identificar alguns padrões, pontos de melhoria e oportunidades que valem a pena serem analisadas para conseguir melhorar as vendas por meio desse canal.

    Indicadores como: tempo médio de resposta, duração de cada etapa do processo de vendas e período de negociação são algumas questões que precisam ser avaliadas regularmente e, se possível, melhoradas.

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Quais os cuidados na hora de vender pelo WhatsApp?

O principal cuidado a ser tomado ao vender pelo WhatsApp é saber dividir o meio pessoal do profissional. Por ser uma plataforma presente nos celulares e que emite muitas notificações, é necessário controle para evitar respostas antes e após o horário de trabalho, além de ser importante adotar uma linguagem adequada ao público-alvo na hora de atender e vender por esse canal.

Por isso, a importância de traçar estratégias de comunicação e criar cronogramas de conteúdo para o canal. Assim, fica mais evidente que se trata de uma ferramenta profissional, como o site da marca ou telefone.

Também é essencial contar com parceiros de confiança como a SafraPay para realizar transações de forma rápida, fácil e segura.

Ao saber usar o WhatsApp para as vendas, tomando os cuidados necessários e seguindo as técnicas, o canal torna-se um grande aliado das marcas, além de um dos preferidos dos consumidores.