Usamos cookies para melhorar sua navegação. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar cookies", você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Mas, se preferir, escolha rejeitar.

Gerenciar cookies Aceitar cookies

Gestão e Negócios

Dropshipping: tudo que você precisa saber para ter um negócio lucrativo

Descubra como usar um modelo de baixo investimento para aumentar suas vendas pela internet, sem precisar de estoque

dropshipping.webp
Dropshipping: tudo o que você precisa saber para ter um negócio lucrativo Crédito: Getty Images

O dropshipping é um modelo de negócio em que você não precisa manter um estoque de produtos, ou seja, vende sem estoque. Nesse caso, é preciso trabalhar com fornecedores que enviam diretamente os produtos aos seus clientes. Você é responsável por gerenciar sua loja virtual, receber os pedidos e repassá-los aos fornecedores, que cuidam de embalar e enviar os produtos.

Esse modelo de negócio vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos, especialmente para quem deseja começar um negócio online com pouco capital inicial. O dropshipping elimina a necessidade de investir em produtos estocados, o que pode ser caro e arriscado.

No Brasil, existem diversos modelos de venda online, e a venda sem estoque é o mais econômico deles. O empresário comercializa produtos de outros vendedores, daí o termo "drop" (soltar) e "shipping" (remessa).

Nesse formato, todas as etapas do processo de venda online são terceirizadas. Sua loja virtual serve como uma vitrine dos produtos que você escolheu vender. Você detalha informações técnicas e responde dúvidas sobre os itens do e-commerce, além de administrar as vendas online. Isso inclui atrair clientes por meio de estratégias de marketing, receber os pedidos, se relacionar com os clientes e repassar as informações aos fornecedores.

A lucratividade do dropshipping é determinada pelo valor final de venda, que deve considerar o valor pago pelos produtos aos fornecedores, mais a margem de lucro desejada pelo empreendedor.

Como vender por dropshipping?

As etapas do dropshipping podem ser resumidas em alguns passos simples:

1. O consumidor compra um produto em sua loja virtual;

2. Sua loja virtual, que trabalha com dropshipping, envia o pedido para o fornecedor selecionado previamente;

3. O fornecedor prepara o pedido feito pelo cliente;

4. O fornecedor envia o pedido diretamente para o cliente.

Venda sem estoque: quais são as vantagens e desafios?

Assim como qualquer outro modelo de vendas, o dropshipping também tem suas vantagens e desafios. Confira os detalhes ao optar por essa estratégia de negócios:

Vantagens das vendas sem estoque

1. Custo baixo: O dropshipping elimina gastos com estoque, armazenamento, entrega e espaço físico, o que gera economia para empreendedores iniciantes e aqueles que desejam aumentar sua renda vendendo online;

2. Agilidade para iniciar um negócio: Sem a necessidade de buscar um armazém, organizar estoque e encontrar parceiros para entrega, o processo de iniciar um negócio se torna mais ágil e simples;

3. Escalabilidade: Com o dropshipping, é mais fácil expandir as vendas online, pois o fornecedor cuida da logística. É mais econômico crescer e aumentar as vendas.

Desafios das vendas sem estoque

1. Encontrar fornecedores de qualidade: É responsabilidade do empreendedor escolher fornecedores confiáveis, pois a reputação da marca depende disso. Problemas com fornecedores podem afetar a imagem da loja virtual e sobrecarregar o SAC.

2. Dificuldade de gerenciamento: O dropshipping envolve outras empresas, com diferentes processos e culturas. O gerenciamento pode ser mais complicado do que em um modelo de negócio tradicional.

3. Alta concorrência: O dropshipping atrai muitos vendedores, o que aumenta a concorrência, tanto pela popularidade desse modelo quanto pela competição com marcas de todos os portes e regiões. É necessário pensar em diferenciais para se destacar.

Dicas para iniciar suas vendas por dropshipping

1. Pesquise bastante antes de escolher seus fornecedores. A qualidade dos produtos e o cumprimento dos prazos de entrega são essenciais para a satisfação dos clientes.

2. Se possível, tenha mais de um fornecedor. Depender de apenas um parceiro aumenta os riscos de falha.

3. Defina seu nicho e público-alvo para criar estratégias mais eficientes e uma comunicação direcionada.

4. Invista em uma plataforma de e-commerce de qualidade. Lentidão e dificuldades de navegação podem fazer com que os clientes desistam da compra.

5. Informe claramente o valor do frete. Isso é um fator importante na decisão de compra dos clientes.

A SafraPay oferece uma API para facilitar as vendas online com um checkout transparente e intuitivo, além de integração com os principais gateways e plataformas de lojas digitais disponíveis no mercado.

Agora que você está pronto para alavancar seus negócios usando o dropshipping, aproveite todas as vantagens desse modelo e aumente sua renda na internet.