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Gestão e Negócios

Franquias: O que você precisa saber antes de abrir uma

Uma franquia é um modelo de negócios que oferece vantagens para quem quer se tornar dono do próprio negócio. Saiba mais!

atendente sorrindo no caixa de uma cafeteria
Franquias: O que você precisa saber antes de abrir uma Crédito: Getty Images

Empreender é um desafio, especialmente com os altos impostos e os processos burocráticos enfrentados para dar início a um negócio.

Além disso, construir e planejar uma empresa, desde resolver o produto ou serviço a ser vendido, até adquirir bons fornecedores e desenvolver maneiras de destacar-se em meio aos concorrentes, cada etapa deve ser muito bem pensada e analisada para que a empresa não venda mais do mesmo.

Diante dessas dificuldades, muitos empreendedores têm optado por investir em franquias, um modelo de negócio que oferece diversas vantagens para quem quer se tornar dono do próprio negócio.

O que é uma franquia?

É muito provável que você esteja acostumado a consumir de diversas franquias, como McDonald's, Starbucks e, até mesmo, lojas de vestuário, como a C&A.

Esses grandes negócios se espalharam pelo mundo por meio de franquias, que nada mais são que um modelo de negócio no qual uma empresa concede a outra pessoa o direito de explorar sua marca, seus produtos e serviços, em um determinado território e por um certo período. Para isso, o franqueado paga uma taxa de franquia e um percentual sobre o faturamento, conhecido como royalties, para a franqueadora.

Além disso, é comum que a franqueadora ofereça treinamento, personalizações, suporte e assistência ao franqueado, para que a empresa funcione com eficiência e conforme os padrões da marca.

Abrir franquias: o que deve ser analisado?

Apesar de parecer mais simples apostar em uma franquia ao invés de iniciar um negócio do zero, é essencial avaliar alguns pontos antes de seguir esse caminho, como:

  • Potencial de mercado: avalie se, no território em que a franquia será aberta, há demanda suficiente para o produto ou serviço oferecido. Caso contrário, de nada adianta ser um nome conhecido, mas não ter interesse do público local ou já ser um mercado saturado.

  • Estudo de viabilidade econômica: analise se os valores a serem desembolsados valem a pena. É essencial colocar na ponta do lápis cada um deles, como taxa de franquia, royalties, equipamentos, estoque, reforma do ponto de venda, assim como faturamento esperado, retorno sobre investimento, entre outros.

  • Histórico da marca: verifique a reputação da marca, sua trajetória no mercado e como ela se posiciona em comparação aos concorrentes.

  • Modelo de negócio: informe-se sobre o modelo de negócio da franquia, as despesas fixas, capital de giro, média de retorno e as perspectivas de crescimento.

  • Assistência: saiba como é o suporte oferecido pela franqueadora, o treinamento e comunicação da empresa devem ser bem ensinados, assim como o suporte operacional precisa ser eficiente e de fácil acesso.

  • Perfil do franqueado: entenda se o perfil da franquia está alinhado com o seu perfil de empreendedor. Pergunte-se se a forma como o negócio funciona e o que ele vende é o que você está buscando e se identifica com o setor que você quer atuar no mercado.

Onde buscar informações sobre franquias? 

Com a internet à disposição, está cada vez mais fácil encontrar informações sobre como abrir franquias e contatar os franqueadores. Para dar andamento em sua pesquisa, busque:

  •  Feiras de franquias: esses eventos reúnem várias franqueadoras, representando uma grande oportunidade para conhecer novas marcas, tirar dúvidas diretamente com os representantes das empresas e fazer networking.
  • Consultores especializados: há consultores especializados em franquias que podem ajudar o empreendedor a avaliar as opções disponíveis e a escolher a franquia mais adequada ao seu perfil e objetivos.
  •  Associações de franquias: a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a principal associação de franquias, que disponibiliza informações e cursos sobre o setor, além de divulgar eventos relacionados a esse mercado.
  •  Sites e redes sociais das empresas: muitas empresas contam com uma página no próprio site para os interessados em se tornar um franqueado. Assim, você já tem acesso a algumas informações relevantes e pode solicitar contato com a franqueadora em apenas alguns cliques.

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Como abrir uma franquia? 

Se depois de todas essas informações você se interessou ainda mais por abrir uma franquia, confira o passo a passo para dar andamento nesse negócio:

  • Pesquisa: busque opções de franquias no mercado que combine com o seu perfil, solicite informações às empresas e converse com franqueados.
  • Análise da franquia: avalie os principais pontos da franquia, como mencionamos anteriormente. Por exemplo, suporte oferecido, custos, retorno e potencial de mercado.
  • Contato com a franqueadora: após decidir a franquia que deseja apostar, marque reuniões, solicite novas informações, descubra mais a fundo sobre o funcionamento da empresa e, até mesmo, solicite uma visita.
  • Escolha do ponto de venda: uma vez fechado o contrato, é o momento de escolher o ponto de venda. Lembre-se que é possível contar com o suporte da franqueadora nessa etapa para escolher um local alinhado com o perfil da marca.
  • Treinamento: para iniciar a operação, o empreendedor e os colaboradores devem passar pelo treinamento para conhecer os padrões da marca, os procedimentos operacionais e as melhores práticas de gestão.
  • Abertura da unidade: o momento mais esperado! É fundamental seguir os padrões da marca e contar com o suporte da franqueadora para eventuais dúvidas ou problemas.

Quais os prós e contras de abrir uma franquia? 

Como em qualquer negócio, há vantagens e desvantagens de iniciá-lo, com uma franquia não é diferente. Por isso, tenha em mente as seguintes vantagens e desvantagens:

Prós

  • Marca reconhecida no mercado, sem a necessidade de construir uma reputação e um nome.
  • Modelo de negócio já testado e aperfeiçoado, garantindo maior chance de sucesso.
  • Maior poder de negociação com fornecedores e outras empresas, resultando em melhores preços e condições de pagamento.
  • Menor risco de falência.

Contras

  • Necessidade de seguir regras e padrões da franqueadora, limitando a gestão e autonomia.
  • Pagamento de royalties e taxa de franquia, o que reduz a margem de lucro.
  • Dependência da marca na hora de realizar estratégias de marketing e realizar promoções, por exemplo.

Vale lembrar que existem franquias dos mais diversos tamanhos e valor de investimento inicial, assim é possível iniciar a sua jornada como empreendedor franqueado com montantes mais baixos até que seja possível seguir com marcas mais reconhecidas no mercado.