Gestão e Negócios Atualizado em 27/02/2024
Gateway de pagamento: uma tecnologia para sua empresa
Um gateway de pagamento facilita a comunicação entre o site do comerciante e os sistemas de processamento de pagamento. São responsáveis por autorizar e processar transações em tempo real.
O mercado digital está em constante evolução, assim como todas as ferramentas e plataformas atreladas a ele. Isso porque os clientes buscam por mais facilidades e rapidez na hora de consumir online, e as marcas devem estar preparadas para atender esse desejo a fim de proporcionar a melhor experiência de compra.
Entre as praticidades buscadas pelo consumidor, as formas de pagamento oferecidas pelos comércios eletrônicos é um dos itens mais importantes. Caso o cliente enfrente problemas na hora de finalizar e pagar a compra, ele pode até mesmo desistir de adquirir o produto ou serviço.
Foi pensando em proporcionar facilidade que o gateway de pagamento foi criado e já é uma tecnologia muito usada pelo e-commerce.
O que é gateway de pagamento?
O gateway de pagamento nada mais é que uma ferramenta tecnológica que une o consumidor, banco e operadora do cartão de crédito.
Dessa forma, o cliente realiza o pagamento de uma compra em uma marca digital, mas o gateway é o responsável por transmitir os dados do consumidor para finalizar a compra com agilidade e segurança.
Portanto, tudo é feito em uma só interface, sem dificuldades para a empresa, cliente e banco.
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Como funciona o gateway de pagamento?
Apesar de não ser uma tecnologia complexa, é comum que haja dúvidas sobre o funcionamento do gateway de pagamento. Por isso, listamos o processo de transação realizado por essa ferramenta digital:
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Na página de checkout de uma marca digital, o gateway já se faz presente, possibilitando uma série de formas de pagamento ao cliente, como: PIX, cartão de crédito ou débito e boleto, por exemplo. Dessa forma, o consumidor não precisa abandonar a página da empresa para finalizar a compra.
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O cliente escolhe a melhor forma de pagamento e clicar para efetuar a compra. Em seguida, o gateway de pagamento realiza todo o processo de comunicação entre a adquirente, como a Safrapay, para que a compra seja processada.
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A adquirente informa a bandeira do cartão e os bancos sobre a compra e solicita a verificação dos dados do consumidor para garantir que há saldo disponível e que é uma transação segura.
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Em seguida, o gateway recebe a confirmação, mas por segurança, ela ainda passa pelo antifraude, a fim de ser checada e evitar problemas na transação, tanto para o cliente quanto para a empresa digital.
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Por fim, a compra é aprovada e o cliente recebe a confirmação de pagamento via e-mail, SMS ou WhatsApp, por exemplo.
Se você está acostumado a realizar uma compra online, já sabe que esse é um processo rápido, e em apenas alguns segundos, a compra é finalizada.
Quais os principais benefícios de usar o gateway de pagamento?
Não somente a empresa, como também os clientes podem experimentar os benefícios do gateway de pagamento. Entre as vantagens de usar essa tecnologia estão:
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Mais segurança
Apesar do processo rápido em confirmar a compra, toda a comunicação entre as partes torna-o seguro e eficaz, evitando que a marca caia em um golpe, assim como o cliente. Uma pesquisa realizada recentemente pela Opinion Box apontou que 56% dos consumidores entrevistados consideram a segurança um dos principais fatores na hora de escolher um e-commerce.
Esse sistema permite que o consumidor sinta-se protegido na hora de adquirir um produto ou serviço, aumentando a reputação da empresa e facilitando a fidelização.
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Variedade de opções de pagamento
Sem dúvidas, isso impacta bastante na experiência do consumidor. É comum que o cliente deixe de comprar em uma marca por falta da opção de pagamento em boleto ou PIX, por exemplo.
Com o gateway, a empresa consegue oferecer diversas possibilidades para o consumidor pagar, assim como melhores opções de parcelamento. Isso acaba acarretando uma maior taxa de conversão, uma das maiores vantagens para a marca digital.
Outra vantagem de ter multi-adquirentes é a possibilidade de escolher uma outra forma de pagamento, caso a sua primeira opção esteja fora do ar. Isso impede que o consumidor desista da compra por instabilidade no sistema e a marca perca a conversão.
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Pagamentos automatizados
Caso você já tenha comprado online, é muito provável que na hora de realizar o checkout se deparou com a seguinte mensagem: “deseja salvar os dados de pagamento”. Essa é uma das vantagens do uso do gateway, essa tecnologia possibilita que o cliente armazene as informações do cartão de crédito ou débito.
Assim, na próxima compra, é muito mais rápido finalizar o processo. Novamente, isso afeta a taxa de conversão, já que há menos tempo do consumidor repensar sobre o produto ou serviço adquirido, especialmente em compras realizadas por impulso.
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Recuperação de compras
Você já adicionou produtos no carrinho, mas desistiu de finalizar a compra? Isso é muito comum, e as marcas sabem disso. Por esse motivo, o gateway possibilita que você recupere rapidamente os produtos sem pagamento, deixando-os em stand-by por um determinado período.
Muitas vezes, as empresas enviam e-mail ou mensagens de texto lembrando o consumidor de finalizar a compra. Assim, ao clicar no link disponível no conteúdo disparado pela marca, o cliente é direcionado ao carrinho já com os produtos selecionados. Com isso, basta autorizar o pagamento para finalizar. Um processo simples, mas que faz toda a diferença na experiência do consumidor.
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Facilidade na gestão financeira
Esse é um ponto positivo exclusivo do e-commerce que opta pelo gateway de pagamento.
Muitas dessas tecnologias já possuem um painel automatizado com diversas métricas e indicadores importantes para a empresa, os quais ajudam a compreender alguns comportamentos do consumidor, como a forma favorita de pagamento da maioria dos clientes e o ticket médio das vendas.
Tudo isso permite que a empresa tenha insights e estipule novas estratégias para melhorar a marca e a experiência de compra.
Ao notar a importância e as vantagens que um gateway de pagamento pode proporcionar a uma loja virtual, há mais segurança em investir nessa tecnologia. Sem dúvidas, a reputação da marca e a satisfação dos consumidores aumentarão, assim como os resultados.