Finanças Atualizado em 21/09/2023
Índice de lucratividade: o que é e como calcular?
Com o índice de lucratividade os gestores podem tomar decisões mais informadas e garantir que a empresa esteja investindo em projetos que realmente gerem valor e retorno financeiro.
Ao se deparar com a palavra “lucro”, é muito provável que você pense em ganho de dinheiro, certo? Desde cedo, nós temos contato com este termo e conseguimos relacioná-lo com a conta bancária ou cédulas na carteira aumentando.
Conhecendo o significado de “lucro”, é possível imaginar o que é o índice de lucratividade de uma empresa e qual a sua importância para a saúde financeira das companhias. Independente do setor, a lucratividade é uma das principais métricas para o sucesso de um negócio, indicando a possibilidade de expansão e de apostar em novos investimentos, por exemplo.
O que é índice de lucratividade?
A lucratividade é a capacidade de uma empresa gerar lucro com um projeto, independente se ele já está em andamento ou será lançado pelo negócio. Para além da companhia, essa métrica também é usada pelos investidores para analisar a saúde financeira da empresa. Caso o índice de lucratividade seja baixo ou, até mesmo, negativo, a marca não é atrativa aos investidores.
Os números alcançados por meio do cálculo do índice de lucratividade dizem muito sobre a empresa, assim como setores específicos dela. Por exemplo, imagine que os gestores de um negócio estejam se questionando se a área de marketing está dando um retorno maior do que o que é investido nela.
Para saber isso, é necessário reunir os valores gastos com esse setor, como colaboradores, projetos, campanhas, entre outros, e calcular o retorno sobre essas despesas. O resultado disso irá indicar o valor do marketing na empresa, assim como, ajudar a refletir sobre possíveis mudanças que possam reduzir os custos e aumentar o índice de lucratividade.
Como calcular o índice de lucratividade de uma empresa?
A forma mais simples de calcular o índice de lucratividade de uma empresa é a seguinte:
Índice de lucratividade = (Receita Total/ Lucro Líquido)
Ficou na dúvida? Confira um exemplo a seguir!
Se uma empresa investiu R$ 100.000,00 em um projeto e obteve um fluxo de caixa de R$ 120.000,00 ao longo de 3 anos, o cálculo do índice de lucratividade seria o seguinte:
VPL = R$ 120.000,00 / (1 + 10%)^1 + R$ 120.000,00 / (1 + 10%)^2 + R$ 120.000,00 / (1 + 10%)^3 - R$ 100.000,00 = R$ 48.998,00
Índice de lucratividade = R$ 48.998,00 / R$ 100.000,00 = 0,49
Como interpretar o Índice de Lucratividade?
No exemplo acima, o índice de lucratividade seria de 49%. Isso significa que, para cada R$ 1,00 investido, a empresa obteve um retorno de R$ 0,49.
Para facilitar, é importante usá-lo em forma de porcentagem. Em seguida, você deve identificar se o resultado do cálculo é maior que 1. Caso não seja, é um sinal de alerta para a empresa.
O mesmo vale para um determinado projeto. Se ao calcular o índice de lucratividade, o resultado for menor que 1, é válido descartá-lo, porque ele não trará retorno positivo para a empresa. Quanto mais alto for o valor do índice de lucratividade, melhor será o retorno do investimento realizado.
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Qual a importância do IL em um negócio?
Como mencionamos anteriormente, o índice de lucratividade está diretamente ligado à sustentabilidade financeira de uma empresa. Sem lucro, uma empresa não pode crescer, investir em novas oportunidades e manter-se competitiva em seu mercado. Portanto, manter esse valor positivo, seja em relação a um setor, projeto, ou, até mesmo, ao negócio como um todo, é um fator-chave para a sua sobrevivência a longo prazo.
Além disso, a lucratividade é um dos principais indicadores de desempenho para investidores e acionistas. Para aqueles que já estão apostando na marca, o índice de lucratividade da empresa é a métrica que indica o retorno sobre o investimento, assim como os dividendos a serem recebidos pelos acionistas. Já os novos credores e investidores irão em busca do IL para analisar se vale a pena inserir capital nesse negócio.
Outro fator importante relacionado ao IL é a capacidade que ele tem de ajudar na tomada de decisões de uma empresa, seja na hora de cortar gastos, apostar em novos projetos ou ampliar setores. Ao analisar esse número, é possível identificar os próximos passos do negócio e como isso irá impactar em sua saúde financeira.
Quais os riscos de não aplicar a lucratividade em uma empresa?
As empresas que não dão a devida atenção ao índice de lucratividade correm diversos riscos, podendo ter que fechar as portas a longo prazo. Se uma empresa não gera lucro suficiente para cobrir seus custos ou aposta em projetos sem analisar o retorno que eles trarão, ela pode rapidamente se encontrar em sérios problemas financeiros, levando a cortes nas equipes, redução de investimentos e, até mesmo, falência.
A falta de lucratividade também pode afetar a capacidade de uma empresa de atrair investimentos e financiamento. Sem uma margem de lucro sólida, os credores e investidores podem não estar dispostos a emprestar dinheiro para a empresa. Isso pode limitar a capacidade da empresa de expandir, investir em novos produtos e serviços e competir no mercado.
Além disso, um índice de lucratividade negativo e ignorado pelos gestores pode diminuir a credibilidade da empresa diante dos colaboradores. Se uma companhia está lutando para gerar lucro, pode ser difícil para os funcionários manterem-se motivados e engajados no trabalho. A falta de recursos financeiros também pode levar a cortes de salários, benefícios e outros incentivos, gerando insatisfação, perda de talentos e pouca atratividade para possíveis novos funcionários.
Quando se trata do financeiro de uma empresa, todos os dados, cálculos e informações podem ser úteis para identificar problemas e solucioná-los de forma mais assertiva. Acompanhar os números de um negócio é fundamental para mantê-lo em harmonia e evitar dores de cabeça no futuro. Por isso, é sempre importante manter os dados atualizados e tirar um tempo para analisá-los com cuidado.