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Gestão e Negócios

O que é Recorrência e como implementar usando a SafraPay?

A Recorrência está transformando a maneira como os consumidores encaram suas compras. Ao invés de focar na posse, eles estão cada vez mais interessados em vivenciar experiências únicas; saiba mais

Duas mulheres de negocios falando sobre os beneficios da recorrenciawebp
O que é Recorrência e como implementar usando a SafraPay? Crédito: Getty Images

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão sempre em busca de estratégias para garantir a fidelização de clientes e a previsibilidade financeira. Uma das maneiras mais eficientes de alcançar esses objetivos é por meio da cobrança por Recorrência.

Já conhece esse modelo de cobrança e pagamento? Descubra como a Recorrência pode trazer uma previsibilidade financeira valiosa para sua empresa. Analisaremos como fluxos de caixa mais consistentes podem facilitar o planejamento estratégico e a gestão eficiente de recursos. Vamos lá?

O que é Recorrência?

A Recorrência é uma solução de pagamento utilizada para quem presta serviços ou oferece produtos de forma contínua para os seus consumidores. O sistema realiza as cobranças automaticamente de acordo com o período contratado (semanal, mensal, anual ou conforme a necessidade), o que traz tranquilidade ao estabelecimento e ao cliente final, que só precisa cadastrar o cartão uma única vez, sem consumir o limite do cartão com o valor total da compra.

Todos os tipos de negócios podem utilizar a solução de Recorrência, criando assinaturas para seus produtos e serviços:

- Escolas e faculdades podem oferecer cursos, como graduação, pós-graduação, extracurriculares e outros;

- Consultórios e hospitais podem disponibilizar serviços, como consultas, terapias e procedimentos médicos;

- Clubes de assinaturas podem comercializar produtos para pets, livros, cafés, vinhos, flores e outros;

- Empresas de aluguel podem oferecer planos de assinatura de veículos, imóveis, celulares e móveis residenciais e empresariais;

- Salões de beleza e barbearias podem fazer cobrança de serviços, como corte de cabelo e barba, unhas, penteados e outros;

- Clínicas de estética podem oferecer procedimentos como aplicações de botox, drenagem linfática, massagens e afins;

- Academias podem cobrar mensalidades de seus clientes de forma automática.

Recorrência ou assinatura?

Embora o conceito seja parecido, a assinatura refere-se ao ato de contratar um plano de Recorrência. Assim, esse cliente que fez a contratação se torna um assinante do serviço ou produto oferecido pelo seu estabelecimento.

Vantagens da cobrança por Recorrência

Conheça os principais benefícios ao implementar a Recorrência no portfólio de cobranças do seu negócio:

Adaptação ao novo consumidor Digital

Consumidores modernos buscam conveniência e flexibilidade. A Recorrência é uma resposta direta a essas demandas mantendo os estabelecimentos comerciais alinhados com as expectativas desse perfil de cliente. Além disso, esse modelo de pagamento, também favorece a democratização do consumo, uma vez que não consome o limite do cartão com o valor total da compra, contemplando todas as classes sociais.

Estabilidade Financeira

A Recorrência pode trazer uma estabilidade financeira valiosa para o negócio, pois oferece fluxos de caixa mais consistentes, devido a criação de planos que podem longos períodos, de forma a facilitar o planejamento estratégico e a gestão eficiente de recursos.

Retenção e fidelização de clientes

A Recorrência tem poder na construção da lealdade do cliente, já que a conveniência dos pagamentos recorrentes pode ser um fator decisivo para os clientes continuarem a escolhendo seus serviços.

Eficiência Operacional

A implementação de pagamentos recorrentes pode simplificar processos operacionais. Desde a redução de tarefas administrativas até a automação de cobranças, passando pelo foco na sustentabilidade com a redução de boletos impressos. Tudo isso, em único ambiente de gestão.

Personalização de ofertas e programas de Fidelidade

A Recorrência abre oportunidades para personalizar ofertas e criar programas de fidelidade exclusivos, com oportunidades de entender os padrões de compra recorrente e orientar estratégias de marketing mais eficazes, estreitando o relacionamento com o cliente.

Minimizando Inadimplências

A Recorrência pode contribuir para redução da inadimplência, proporcionando uma vantagem mais previsível e transparente para os clientes. Vale destacar, ainda, que a Recorrência não é uma tendência, mas uma estratégia fundamental para estabelecimentos prosperarem no ambiente atual de negócios. Ao implementar pagamentos recorrentes, os benefícios são notáveis e duradouros.

Veja como é fácil implementar Recorrência com a SafraPay

A SafraPay oferece uma solução completa para empresas que desejam implementar a cobrança por Recorrência. O primeiro passo é integrar o sistema da SafraPay ao seu negócio. A partir daí, é possível criar planos de assinatura personalizados, definindo o valor, a periodicidade e a duração de cada plano. Confira os benefícios de implementar cobranças por Recorrência com a SafraPay:

- Disponível através do link de pagamento SafraPay ou com integração via API;

- Fácil de configurar e seguro para o cliente, com criptografia de dados;

- Com a primeira cobrança capturada, as demais são automáticas;

- Criação de planos personalizados para clientes;

- Dashboard com os principais indicadores para o seu negócio;

- Detalhamento e gestão das transações realizadas;

- Disponibilidade de cancelamento direto pela plataforma, sem complicação;

A SafraPay oferece duas modalidades de Recorrência:

Motor de Recorrência SafraPay

Nesse modelo, a API de Recorrência SafraPay é responsável por guardar os dados, armazenar o cartão e disponibilizar a criação de planos com regras criadas no próprio ambiente SafraPay.

Motor de Recorrência Lojista

O e-commerce possui um sistema inteligente que estabelece as regras para repetição da Recorrência. A SafraPay recebe essas informações e liquida a transação.


A SafraPay oferece uma interface intuitiva para acompanhar os pagamentos recorrentes, gerar relatórios e analisar o desempenho do seu negócio, direto no Portal SafraPay. Isso permite total controle sobre a sua operação e favorece a tomada de decisões.

A cobrança por Recorrência é uma estratégia poderosa para garantir a previsibilidade financeira e a fidelização dos clientes. Com a SafraPay, implementar essa modalidade de pagamento se torna ainda mais simples e eficiente. Seja qual for o seu modelo de negócio, a Recorrência pode ser a chave para alcançar resultados ainda melhores.

Gostou dessa solução? Leve a Recorrência para seu negócio!

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