Gestão e Negócios Atualizado em 07/03/2024
6 dicas para escolher as formas de pagamento usar em sua loja virtual
Amplie suas vendas e facilite a vida do cliente oferecendo as melhores formas de pagamento para sua loja virtual. Confira!
A escassez de opções de formas de pagamento para loja virtual está entre os principais motivos de desistência de compra. Isso é o que aponta uma pesquisa da Euromonitor International realizada em 2021.
Esse cenário reforça a importância de não apenas diversificar os meios de pagamento e comunicá-los com assertividade, mas também de escolher cada um deles de maneira estratégica. A máxima é a mesma para lojas físicas.
Atualmente, cartão de crédito, cartão de débito, cartões pré-pagos, boletos e o Pix são as formas de pagamento predominantes no mercado brasileiro. No final de 2022, o Pix passou a ocupar o primeiro lugar no ranking dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil. Isso é o que afirma a Associação Brasileira de Bancos (Febraban).
Dentre esse universo de possibilidades, quais formas de pagamento para loja virtual devem ser oferecidas ao consumidor? Confira 6 dicas práticas para guiar a escolha ou reavaliar os meios de pagamento da sua empresa.
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Conheça o seu cliente com profundidade
Essa dica vale para qualquer tomada de decisão dentro de um negócio. Conheça o seu cliente com profundidade, identifique suas dores, necessidades, comportamentos e estilo de vida.
É possível coletar essas informações e analisá-las com programas gratuitos e funcionais como, por exemplo, Google Forms e TypeForm. Além de coletar opiniões importantes sobre a imagem da sua marca, produtos e serviços, você pode facilmente identificar quais formas de pagamento para loja virtual disponíveis são mais satisfatórios. Caso contrário, pergunte quais são as preferências do cliente no questionário.
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Analise a concorrência
Quais formas de pagamento seu concorrente oferece? O bom e velho benchmarking (análise das melhores práticas do mercado) nunca sai de moda. Dedique uma parcela de tempo para avaliar a estratégia, o desempenho e a experiência promovida pelos concorrentes diretos quando o assunto é forma de pagamento para loja virtual.
Crie uma rotina para realizar essa análise, compartilhar com o time e gerar insights. Fique à vontade para pesquisar empresas de outros mercados. Isso, inclusive, é excelente para fomentar a inovação.
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Entenda as particularidades do negócio
A decisão dos meios de pagamento também passa pelas particularidades do tipo de negócio. Se você tem um e-commerce, o pagamento por meio de Link de Pagamento é uma excelente facilidade. O envio pode ser realizado via e-mail, Whatsapp, SMS ou até mesmo pelas redes sociais.
Por outro lado, o boleto é totalmente dispensável para quem atua no ramo de alimentação. Já o cheque é um meio de pagamento que vem caindo em desuso de forma acelerada em todos os segmentos no Brasil. Com o lançamento do Pix, essa modalidade perdeu ainda mais espaço por conta da insegurança, do risco de inadimplência e do custo para a recuperação de créditos perdidos.
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Avalie os custos financeiros e os prazos de recebimento
A saúde financeira da sua empresa não pode ser ignorada. Lembre-se de pesquisar e anotar os custos de cada forma de pagamento para loja junto aos prazos de recebimento do dinheiro.
No caso da maquininha do cartão, por exemplo, considere todos os tipos de fornecedores: desde bancos tradicionais como instituições born digital (nativas digitais). Após esse estudo, avalie se os custos serão absorvidos ou repassados ao consumidor.
Peça uma máquina, ganhe um banco.
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Crie estratégias de divulgação para o seu público-alvo e para os seus clientes
Com as formas de pagamento para loja virtual definidas, é hora de pensar no plano de comunicação. Nos pontos de venda físicos, utilize pequenas placas e adesivos próximos ao caixa com as formas de pagamento disponíveis. Essa iniciativa com certeza vai ajudar o cliente no momento de efetuar a transação.
Já nos e-commerces, deixe os meios de pagamentos evidentes na página do produto e, também, no carrinho de compras (checkout). As opções de pagamento são um grande atrativo para o aumento das vendas.
Portanto, crie táticas para incentivar meios que tenham baixo ou zero custo para o seu negócio. Que tal oferecer 5% de desconto no pagamento via Pix?
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Fique atento as leis brasileiras sobre formas de pagamento
O Código de Defesa do Consumidor tem duas regras principais acerca dos meios de pagamento oferecidos ao cliente. A primeira assegura que estabelecimentos que optaram por receber via cartão de débito e crédito não podem estipular um valor mínimo para compras à vista.
A segunda destaca que o consumidor pode desistir de qualquer compra realizada no ambiente online em um período de até 7 dias corridos sem a incidência de custos.
Não se esqueça que a SafraPay oferece soluções de pagamento eletrônico para empresas de diversos tamanhos e segmentos. Com uma plataforma de pagamento completa e segura, oferece vantagens para diferentes meios de pagamento: Cartões de crédito e débito, Pagamentos por QR Code, Pagamentos recorrentes, Link de Pagamento, Pagamentos em loja física, e muito mais.
Com taxas competitivas, segurança e praticidade, a Safrapay é uma excelente opção para empresas que buscam soluções de pagamento eficientes e modernas.
Gostou das dicas? Então, identifique o que você já pode colocar em prática e mãos à obra! Quanto antes você rever ou implantar novas formas de pagamento para a sua loja, mais rápido essas mudanças podem impactar positivamente o resultado do seu negócio.