Usamos cookies para melhorar sua navegação. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar cookies", você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Mas, se preferir, escolha rejeitar.

Gerenciar cookies Aceitar cookies

Gestão e Negócios

7 erros mais comuns entre empreendedores

É comum errar ao iniciar uma jornada como empreendedor ou, até mesmo, após um tempo neste meio. No entanto, algumas falhas podem ser evitadas e, consequentemente, tempo e dinheiro são poupados.

imagem de uma mulher sentada mexendo no computador.
Os 7 erros mais comuns de um empreendedor e como evitá-los Crédito: Getty Images

Se você quer prevenir a sua empresa de alguns perrengues, confira os 7 erros mais comuns entre os empreendedores e saiba como evitá-los.

  1. Escutar apenas a si em vez do cliente

    O cliente é a parte mais importante do seu negócio, e isso precisa estar claro. Se ele não consome o seu serviço ou produto, a empresa não consegue se manter e precisa fechar as portas. Por isso, o canal de comunicação entre marca e o consumidor deve estar sempre aberto, e os feedbacks precisam ser ouvidos e analisados.

    Caso haja reclamações frequentes sobre um mesmo tema, é importante investigar em que ponto a marca está falhando e encontrar uma solução para que isso não continue se repetindo. Isso também vale para os feedbacks positivos, sabia? Os elogios que a companhia recebe devem ser considerados e usados a favor da marca. Uma boa estratégia para coletar os feedbacks é realizar uma análise do NPS, ou seja, pesquisas de satisfação, que podem ser enviadas via e-mail, SMS ou, até mesmo, WhatsApp.

  2. Não estudar o mercado e a concorrência

    Pensar nos resultados da sua empresa é importante? Com certeza! Mas para alcançar uma boa performance e destacar-se em meio a concorrência, é essencial que a marca saiba os pontos fortes, fracos, as oportunidades e as ameaças para si (aqui podemos recorrer à análise SWOT) e também dos principais concorrentes do mercado.

    Assim, é possível entender quais pontos você se sobressai, usá-los para atrair novos clientes, fidelizar quem já compra da marca e ganhar espaço do segmento. Ao observar o mercado, você não somente descobre como sua empresa está posicionada, como também encontra as oportunidades para crescer

  3. Perder a cabeça nos momentos difíceis

    Desafios virão durante toda a trajetória da empresa, nos momentos de dificuldade é essencial analisar com calma os motivos dos problemas e as possíveis soluções.

    Lidar com desespero e estresse leva a erros, além de desequilibrar a equipe. Por isso, nesses momentos, o melhor a fazer é organizar-se, entender as possíveis causas do problema e definir quais são as melhores soluções, considerando tempo para implantação da iniciativa e para refletir em melhora.

    Tenha uma conta completa

    Fatura acima de 100K/mês? Com a SafraPay, além de maquininha, sua empresa tem conta PJ Safra e um especialista dedicado ao seu negócio.

    Solicite uma proposta

  4. Não investir em uma boa gestão

    Bons gestores fazem toda a diferença, não somente nos resultados de um negócio, como também no bem-estar e produtividade da equipe. Por esse motivo, é fundamental avaliar as opções de gestores e saber contratá-los. Alguns estilos de líderes podem funcionar para certos negócios, mas para outros não.

    Antes de buscá-los, entenda qual o perfil de liderança que a sua empresa precisa e os valores que fazem parte da marca que está construindo. Tudo isso faz a diferença na hora de contratar um ou mais gestores alinhados com a sua marca.

  5. Investir em marketing apenas no começo

    As estratégias de marketing precisam fazer parte da sua empresa desde o começo, não podendo deixá-las de lado no momento em que você alcançar os números que deseja. Uma boa equipe de marketing é capaz não só de conquistar novos leads, como também de aquecer os antigos e de manter próximos os clientes conquistados. Portanto, é fundamental apostar nessa área e fazê-la acompanhar os principais objetivos do seu negócio e os resultados que precisam ser alcançados.

    Além disso, assim como as tecnologias estão em constante transformação, o marketing e suas estratégias eficazes também. Os canais de venda e comunicação a serem usados mudam constantemente, e sua empresa precisa estar antenada e acompanhar essas mudanças. O que funcionava como estratégia há dois anos, pode não funcionar mais hoje.

    Assim, se você só investir em marketing no começo da trajetória da empresa, a sua estratégia pode se tornar desatualizada e deixar de trazer bons resultados, investir no marketing também é investir em inovação e modernidade.

  6. Não formalizar a sua empresa

    Esse é um erro comum, mas que pode gerar muita dor de cabeça. Atualmente, o Brasil facilita o processo de formalização de uma empresa.

    Para se tornar MEI (microempreendedor individual), por exemplo, você deve apresentar documentos de forma online e, em pouco tempo, já tem acesso ao seu CNPJ e uma série de benefícios, como aposentadoria. Conforme o seu faturamento aumenta e a empresa cresce, novas modalidades podem ser atingidas, como o ME, o qual permite que você tenha mais de um colaborador.

    Motivos como esses mostram a importância de iniciar um negócio já com dentro das formalidades e exigências. Assim, é possível contar com o suporte do governo, além de emitir notas fiscais, uma exigência para clientes jurídicos, e seguir com as finanças organizadas.

  7. Ser resistente às mudanças

    Ao idealizar um negócio, é normal que o empreendedor se apegue aos desejos e planos iniciais que tinha para a marca. No entanto, para obter sucesso, muitas vezes é necessário ajustar e adaptar algumas metas, ou seja, a resiliência é também uma habilidade importante para conseguir administrar uma empresa.

    Então, é fundamental estar aberto a mudanças e saber usá-las em prol do seu negócio. Se o objetivo é seguir crescendo e alcançando bons resultados, o empreendedor deve saber encarar o que não funciona e encontrar novos caminhos para alterar isso. Vale mencionar que esta dica vale para diversas áreas da empresa, como marketing e gestão.

    Por exemplo, imagine que você, como empreendedor, não queria apostar em novos canais de comunicação com o cliente e centralizar o diálogo no website. No entanto, é notável a facilidade e as vantagens de usar o WhatsApp para tirar dúvidas e atualizar o consumidor. Notando a importância de mudar a sua visão e os resultados positivos que isso trará, é importante abrir-se para essa transformação.

Cada um desses pontos é importante para o sucesso de um empreendimento e pode ser a diferença entre fracasso e sucesso. Ao evitar esses erros, você terá mais confiança em seu negócio e estará mais bem preparados para superar os desafios que aparecerem no caminho, evoluindo e estruturando cada vez melhor o seu negócio.