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Marketing

Como vender pelas redes sociais: confira as principais tendências e dicas

Fortaleça sua marca nas redes sociais para vender mais e conquistar novos clientes.

imagem simulando ícones de compra pelo celular.
Como vender pelas redes sociais: confira as principais tendências e dicas Crédito: Getty Images

A venda pelas redes sociais, também conhecida como Social Commerce, é a tendência da vez, devendo ser uma das principais apostas para as empresas que buscam expandir seus canais de contato com os clientes.

Uma pesquisa realizada em fevereiro de 2023 pela Opinion Box apontou que 74% dos consumidores entrevistados usam redes sociais para fazer compras.

Apesar disso, as marcas ainda estão incertas sobre o Social Commerce e a ideia de adotá-lo como estratégia. Segundo a mesma pesquisa, para 48% das companhias ainda há dúvidas sobre o uso das redes para vender produtos ou serviços. Por isso, a maior parte delas não sabe se seguirá essa tendência nos próximos seis meses.

As marcas que estão presentes nas redes sociais, como Instagram, TikTok e, até mesmo, WhatsApp, já colhem os frutos de terem apostado nelas, pois ainda que não sejam o principal canal de compras, esses aplicativos tornaram-se forma de pesquisa, construção de opinião sobre a marca e meio de atendimento, conforme a recente pesquisa.

Quais as principais redes sociais para vender?

No Brasil, o Instagram segue invicto, sendo não somente o mais usado para comprar, como também para realizar pesquisas sobre produtos ou serviços. Para os entrevistados, essa plataforma é ainda mais utilizada para procura de preços e informações do que o Google.

Por isso, uma empresa que atualiza essa rede e a utiliza ativamente em sua estratégia de comunicação, garante maior proximidade dos clientes e aumenta as chances de venda, uma vez que ele consegue tirar suas dúvidas, comparar produtos e analisar o feedback de outros consumidores pela rede social.

Então, fica a dica: não só finalizar a venda pelo Instagram é importante, mas também toda jornada de compra pode ser melhorada por meio desta e outras plataformas.

Apesar do alto uso do TikTok no Brasil, sua importância no Social Commerce ainda é pequena, se comparada com o Instagram, Facebook e WhatsApp. Ainda sobre a pesquisa mencionada, somente 11% dos usuários usam a “rede vizinha” para pesquisar sobre o produto, enquanto apenas 7% de fato compram através dela. Ainda assim, é uma plataforma relativamente nova e em expansão, podendo ser a próxima grande promessa no mercado das vendas pelas redes sociais.

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Quanto ao WhatsApp, 47% dos consumidores usam o aplicativo para comprar, assim como 56% acreditam que fazer toda a jornada de compra por meio dessa rede é prático. Isso está muito atrelado ao que mencionamos anteriormente, mais do que pensar apenas na venda, todo processo de pesquisa, consideração e atendimento são importantes e interferem na decisão e experiência do consumidor.

6 dicas para vender pelas redes sociais

Diante desses números fica evidente a crescente importância das redes sociais para as empresas, né? Se a sua companhia ainda não está usando o Instagram e WhatsApp, por exemplo, para realizar as vendas e atrair os clientes, não se preocupe. Há formas práticas de começar a incluir essa estratégia na rotina da marca.

  1. Descubra qual o seu público-alvo

    Entender as principais características do seu público-alvo é o primeiro passo, porque você consegue descobrir em qual rede social ele está mais presente. O TikTok, por exemplo, é conhecido por atrair mais jovens, por isso, se a sua marca tem foco em pessoas de 30 a 40 anos, essa não é a rede social ideal e usá-la ativamente será pouco efetivo para a empresa.

  2. Trace as suas estratégias

    “Como você usará as redes sociais para vender?” Essa talvez seja uma das perguntas mais importantes. Um plano de comunicação digital é essencial para usar as plataformas com assertividade, atingindo o público certo com um conteúdo eficiente e atrativo.

    Então, alguns pontos devem ser alinhados, como: qual o orçamento para campanhas? Em quais redes você investirá em publicidade? Como será o conteúdo orgânico? Tudo isso deve ser bem estruturado. E a dica é: apostar em uma equipe ou agência de marketing com expertise no digital.

  3. Invista em conteúdos de qualidade

    As redes sociais estão em constante mudança, certo? O Instagram já foi um aplicativo de fotos, hoje é voltado para os vídeos curtos. Sua marca deve estar atenta às transformações e como os conteúdos se desempenham nas redes.

    A partir disso, será mais fácil entender como captar os vídeos, produzir bons textos e criar imagens. Lembre-se: sempre produza com base no seu público-alvo, o que funciona para um negócio, pode não funcionar para outro.

  4. Aposte em conteúdo pago

    Ao longo do tempo, redes como TikTok, Instagram e Facebook, facilitaram o dia a dia das marcas, tornando as publicações patrocinadas cada vez mais fáceis de serem administradas, disponibilizando métricas precisas e segmentações eficientes. Portanto, apostar em conteúdos pagos nas redes é também uma boa forma de alcançar o público certo, especialmente em datas de maior venda, como Black Friday e Natal.

    Então, separe uma quantia para investir nas redes e trace estratégias focadas em conteúdo pago. Para isso, tenha sempre um calendário anual das principais datas de vendas e campanhas da empresa, o que facilita muito na hora de organizar o orçamento.

  5. Conecte o sua loja ao aplicativo

    Para um e-commerce, o Instagram oferece a possibilidade de conectar o site ao aplicativo, assim o usuário pode comprar sem sair da rede social, e a empresa, automaticamente, tem seu estoque contabilizado nas duas plataformas.

    Caso esse não seja seu caso, é sempre positivo incluir os dados da loja e possíveis links no perfil nas redes sociais, quanto mais informações de fácil acesso, melhor. Disponibilize o horário de funcionamento, telefones, WhatsApp e link para o site da marca. Tudo isso melhora a experiência do consumidor.

  6. Conte com os produtos da SafraPay para sua venda online

    Ter um parceiro confiável para as vendas digitais é fundamental para que o processo ocorra da melhor forma e para que o recebimento das vendas esteja garantido. A SafraPay oferece diversos produtos para te ajudar:

    O Link de Pagamento SafraPay tem se destacado como uma funcionalidade importante para diversos negócios. Essa opção permite que os nossos clientes realizem vendas via redes sociais e aplicativos de mensagens e recebam os pagamentos à distância, sem a necessidade de usar a maquininha, muito útil para o delivery ou para a vendas online. Bastam alguns cliques para gerar o link, e é possível compartilhá-lo com o comprador em poucos segundos, através de diferentes meios, como WhatsApp, e-mail ou redes sociais.

    A Vitrine Digital SafraPay outra opção para quem deseja começar a vender pela internet. Com ela é possível incluir vários produtos em um único link de pagamento, com título e imagem do produto, como se fosse um catálogo virtual, tornando a venda ainda mais fácil. Essa funcionalidade pode ser encontrada no aplicativo SafraPay Digital.

    Além disso, por meio da API SafraPay, os comerciantes podem conectar seu e-commerce com a SafraPay e contar com diversas funcionalidades que melhoram a experiência dos clientes nas páginas de checkout e trazem mais benefícios para o negócio, ajudando a vender ainda mais.

São práticas simples que, com a ajuda de SafraPay, podem transformar o desempenho da marca nas redes sociais, não somente aumentando ticket médio e incentivando clientes a comprar, como também atraindo novos consumidores e melhorando a reputação da empresa.