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Empreendedorismo

Tudo que você precisa saber sobre dropshipping para ter um negócio lucrativo

Descubra como usar um modelo de baixo investimento para aumentar suas vendas pela internet, sem precisar de estoque

imagem de uma mulher empacotando um produto.
Dropshipping: venda online sem precisar de estoque Crédito: Getty Images

O dropshipping é um modelo de negócio em que você não precisa manter um estoque de produtos, ou seja, vende sem estoque. Nesse caso, é preciso trabalhar com fornecedores que enviam diretamente os produtos aos seus clientes. Você é responsável por gerenciar sua loja virtual, receber os pedidos e repassá-los aos fornecedores, que cuidam de embalar e enviar os produtos.

Esse modelo de negócio vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos, especialmente para quem deseja começar um negócio online com pouco capital inicial. O dropshipping elimina a necessidade de investir em produtos estocados, o que pode ser caro e arriscado.

No Brasil, existem diversos modelos de venda online, e a venda sem estoque é o mais econômico deles. O empresário comercializa produtos de outros vendedores, daí o termo "drop" (soltar) e "shipping" (remessa).

Nesse formato, todas as etapas do processo de venda online são terceirizadas. Sua loja virtual serve como uma vitrine dos produtos que você escolheu vender. Você detalha informações técnicas e responde dúvidas sobre os itens do e-commerce, além de administrar as vendas online. Isso inclui atrair clientes por meio de estratégias de marketing, receber os pedidos, se relacionar com os clientes e repassar as informações aos fornecedores.

A lucratividade do dropshipping é determinada pelo valor final de venda, que deve considerar o valor pago pelos produtos aos fornecedores, mais a margem de lucro desejada pelo empreendedor.

Como vender por dropshipping?

As etapas do dropshipping podem ser resumidas em alguns passos simples:

1. O consumidor compra um produto em sua loja virtual;

2. Sua loja virtual, que trabalha com dropshipping, envia o pedido para o fornecedor selecionado previamente;

3. O fornecedor prepara o pedido feito pelo cliente;

4. O fornecedor envia o pedido diretamente para o cliente.

Venda sem estoque: quais são as vantagens e desafios?

Assim como qualquer outro modelo de vendas, o dropshipping também tem suas vantagens e desafios. Confira os detalhes ao optar por essa estratégia de negócios:

Vantagens das vendas sem estoque

1. Custo baixo: O dropshipping elimina gastos com estoque, armazenamento, entrega e espaço físico, o que gera economia para empreendedores iniciantes e aqueles que desejam aumentar sua renda vendendo online;

2. Agilidade para iniciar um negócio: Sem a necessidade de buscar um armazém, organizar estoque e encontrar parceiros para entrega, o processo de iniciar um negócio se torna mais ágil e simples;

3. Escalabilidade: Com o dropshipping, é mais fácil expandir as vendas online, pois o fornecedor cuida da logística. É mais econômico crescer e aumentar as vendas.

Desafios das vendas sem estoque

1. Encontrar fornecedores de qualidade: É responsabilidade do empreendedor escolher fornecedores confiáveis, pois a reputação da marca depende disso. Problemas com fornecedores podem afetar a imagem da loja virtual e sobrecarregar o SAC.

2. Dificuldade de gerenciamento: O dropshipping envolve outras empresas, com diferentes processos e culturas. O gerenciamento pode ser mais complicado do que em um modelo de negócio tradicional.

3. Alta concorrência: O dropshipping atrai muitos vendedores, o que aumenta a concorrência, tanto pela popularidade desse modelo quanto pela competição com marcas de todos os portes e regiões. É necessário pensar em diferenciais para se destacar.

Dicas para iniciar suas vendas por dropshipping

1. Pesquise bastante antes de escolher seus fornecedores. A qualidade dos produtos e o cumprimento dos prazos de entrega são essenciais para a satisfação dos clientes.

2. Se possível, tenha mais de um fornecedor. Depender de apenas um parceiro aumenta os riscos de falha.

3. Defina seu nicho e público-alvo para criar estratégias mais eficientes e uma comunicação direcionada.

4. Invista em uma plataforma de e-commerce de qualidade. Lentidão e dificuldades de navegação podem fazer com que os clientes desistam da compra.

5. Informe claramente o valor do frete. Isso é um fator importante na decisão de compra dos clientes.

A SafraPay oferece uma API para facilitar as vendas online com um checkout transparente e intuitivo, além de integração com os principais gateways e plataformas de lojas digitais disponíveis no mercado.

Agora que você está pronto para alavancar seus negócios usando o dropshipping, aproveite todas as vantagens desse modelo e aumente sua renda na internet.